Vivemos em uma era de constantes mudanças e avanços digitais e no âmbito do direito, o Jurídico 4.0 representa esse movimento.
Se antes o setor jurídico era pautado pela burocracia, pela alta quantidade de impressos e por tarefas repetitivas, agora, a tendência é adotar ferramentas tecnológicas para trazer dinamismo e praticidade ao departamento.
Ao investir no jurídico 4.0, a empresa ganha competitividade e se torna mais ágil e disruptiva, se destacando dos seus concorrentes.
Para entender o que há por trás do conceito de jurídico 4.0, prossiga com a leitura. Ao longo desse texto, você descobrirá qual o impacto e os atributos desse novo modelo. Vamos lá?
O que é Jurídico 4.0?
Jurídico 4.0 refere-se às transformações digitais e tecnológicas que passaram a integrar as rotinas e tarefas dos departamentos jurídicos.
Em outras palavras, é a junção do direito com a modernidade por meio do uso inteligente dos dados, softwares em nuvem, automação e outras práticas voltadas para melhorar a experiência de departamentos jurídicos.
Nesse sentido, a tecnologia funciona como aliada a favor da prestação dos serviços jurídicos, de forma a promover insights, otimizar o tempo e servir como suporte para que decisões mais assertivas sejam tomadas.
Na prática, tarefas repetitivas e operacionais são automatizadas. Dessa forma, o setor jurídico torna-se um departamento ágil, com alto rendimento e produtividade.
Quais são os novos recursos tecnológicos para o Departamento Jurídico 4.0?
Conforme mencionamos, o jurídico 4.0 é pautado pelo uso de tecnologias e recursos modernos. Assim como na chamada indústria 4.0, softwares e computadores agilizam as tarefas e melhoram o desempenho do time jurídico.
Por outro lado, as soft skills e a comunicação também são valorizadas e aperfeiçoadas, inclusive são elas que fundamentam muitas das ações do Jurídico 4.0.
Ao lado das habilidades comportamentais e técnicas, os recursos tecnológicos também são indispensáveis para o estabelecimento do Departamento Jurídico 4.0, entre eles:
Automação de documentos
Utilizar uma plataforma de automação reduz o tempo gasto na elaboração de documentos além de mitigar erros e omissões.
Dessa forma, adquire-se maior produtividade, rendimento e eficiência nos trabalhos.
Jurimetria
A jurimetria consiste em aplicar a probabilidade e técnicas de estatísticas a fim de trazer mais assertividade para o embasamento das ações jurídicas
Assim, com o uso de softwares jurídicos o departamento jurídico consegue prever resultados e, consequentemente, tomar decisões mais assertivas com base nos dados.
Legal Ops
Legal Ops são um conjunto de ferramentas utilizadas na gestão jurídica para oferecer maior eficiência e estratégia ao departamento jurídico.
Tais ferramentas aliam Pessoas, Processos e Tecnologia para estruturar melhor as atividades operacionais, gerenciais, administrativas e tecnológicas que envolvem o setor jurídico, agregando maior valor ao negócio.
Visual Law
Visual Law é uma subárea do Legal Desing e representa um conjunto de ferramentas utilizadas para facilitar o entendimento de conteúdos, linguagens e documentos jurídicos.
Para tanto, exploram-se diversos elementos visuais, como, por exemplo, imagens, vídeos, gráficos, ícones, fluxograma, dentre outros, para transmitir as mensagens e informações jurídicas de forma mais acessível e simplificada.
Como as soluções tecnológicas podem contribuir para o jurídico 4.0
Dentro do âmbito do jurídico 4.0, a contribuição das plataformas jurídicas mencionadas, ao lado de softwares em nuvem e outras soluções tecnológicas, é significativa. Os benefícios costumam aparecer na prática com:
- Processos mais ágeis e eficientes;
- Fácil acesso, armazenamento e compartilhamento das informações, dentro de parâmetros de segurança bem estabelecidos;
- Originalidade e assertividade na resolução de problemas;
- Automação de tarefas repetitivas e burocráticas;
- Novas oportunidades de negócio;
- Diferenciais no modo de pensar e agir, apoiados por tecnologias disruptivas;
- Um modelo de negócio mais moderno e com foco na transparência e empatia.
O movimento rumo ao estabelecimento de um jurídico 4.0, em pouco tempo, deve deixar de ser uma escolha e um diferencial para se tornar indispensável.
Empresas que adotam essa tendência, a curto prazo, são capazes de observar o aumento da produtividade e competitividade, atributos essenciais para se destacar no mercado.
Portanto, considere aderir ao Jurídico 4.0 e utilizar a transformação digital a seu favor.
Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba outros materiais como esse!